terça-feira, 25 de dezembro de 2007
Boas festas e feliz ano de 2008
domingo, 23 de dezembro de 2007
Movido ... O Pêndulo de Foucault, Umberto Eco (9/9)
O Canto da Missão, John le Carré (5/9)
sábado, 8 de dezembro de 2007
Histórias de Alaíno, Poeta e Mágico, Miguel Serrano (6/9)
Ficha Técnica
Título: Histórias de Alaíno, Poeta e Mágico
Autor: Miguel Serrno
Edição: Câmara Municipal de Odemira
Ano: 1995
ISBN: N/Tem
Páginas: 60
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
A escrita de Padre António Vieira
Este extracto é um exemplo do modo como, na segunda metade do Séc. XVII, Padre António Vieira escrevia, apesar de preso pela inquisição e doente.
"
Aqueles historiadores que nomeamos e foram os mais célebres do Mundo, escreveram os impérios, as repúblicas, as leis, os conselhos, as resoluções, as conquistas, as batalhas, as vitórias, a grandeza, a opulência e felicidade, a mudança, a declinação, a ruína ou daquelas mesmas nações, ou de outras igualmente poderosas, que com elas contendiam. Nós também havemos de falar de reinos e de impérios, de exércitos e de vitórias, de ruínas de umas nações e exaltações de outras; mas de impérios não já fundados, senão que se hão-de fundar; de vitórias não já vencidas, mas que se hão-de vencer; de nações não já domadas e rendidas, senão que se hão-de render e domar.
Hão-se de ler nesta História, para exaltação da Fé, para triunfo da Igreja, para glória de Cristo, para felicidade e paz universal do Mundo, altos conselhos, animosas resoluções, religiosas empresas, heróicas façanhas, maravilhosas vitórias, portentosas conquistas, estranhas e espantosas mudanças de estados, de tempos, de gentes, de costumes, de governos, de leis; mas leis novas, governos novos, costumes novos, gentes novas, tempos novos, estados novos, conselhos e resoluções novas, empresas e façanhas novas, conquistas, vitórias, paz, triunfos e felicidades novas; e não só novas, porque são futuras, mas porque não terão semelhança com elas nenhumas das passadas. Ouvirá o Mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou. E se as histórias daqueles escritores, sendo de cousas menores antigas e passadas, se leram sempre com gosto, e depois de sabidas se tornaram a ler sem fastio, confiança nos fica para esperar que não será ingrato aos leitores este nosso trabalho, e que será tão deleitosa ao gosto e ao juízo a História do Futuro, quanto é estranho ao papel o assunto e nome dela.
Mas porque não cuide alguma curiosidade crítica que o nome do futuro não concorda nem se ajusta nem com o título de história, saiba que nos pareceu chamar assim à esta nossa escritura, porque, sendo novo e inaudito o argumento dela, também lhe era devido nome novo e não ouvido.
"
in História do Futuro
domingo, 2 de dezembro de 2007
Mensagem, Fernando Pessoa
Considerando Fernando Pessoa como o maior poeta português, de sempre, não posso deixar de destacar a sua "Mensagem". Pretendo apenas homenageá-lo, a ele, apresentando um dos poemas incluídos no livro e à professora que me introduziu à sua obra.
Mar Português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Este foi o primeiro poema que decorei, a minha professora de português, Maria Helena Ferro, era uma acérrima divulgadora da obra de Fernando Pessoa e a ela devo um agradecimento por me ter proporcionado a criação de um hábito tão importante como é a leitura e o gosto pelas línguas, principalmente a língua portuguesa. Obrigado professora.
Ficha Técnica
Título: Mensagem
Autor: Fernando Pessoa
Edição: Círculo dos Leitores / Publicações Dom Quixote
Ano: 1987
ISBN: N/Tem
Páginas: 128
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Cesário Verde, Maria Filomena Mónica
Maria Filomena Mónica que escreveu anteriormente biografias de Fontes Pereira de Melo, D. Pedro V e Eça de Queirós, apresenta-nos agora Cesário Verde.
Ficha Técnica
Título: Cesário Verde
Autor: Maria Filomena Mónica
Edição: Alêtheia Editores
Ano: 2007
ISBN: 978-989-62-2115-7
Páginas: 166
Um outro mundo… é possível!
SEXTA-FEIRA, 30 NOVEMBRO 15h SALÃO NOBRE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
O colóquio realizar-se-á em torno da obra de Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia em 2001. A sessão inaugural será presidida por Eurico Figueiredo e a sessão de encerramento por Fernando Condesso.
Organizado pela Cooperativa Cultural Contraponto – cujo objectivo consiste em promover a reflexão, a investigação e a difusão sobre questões emergentes a nível global e na sociedade portuguesa, com impacto marcante a médio prazo – o colóquio visa contribuir para um debate aberto sobre o tema da “Globalização e Equidade”, tendo como base de reflexão os trabalhos inovadores do Prof. Stiglitz, da Universidade de Columbia e, em particular, a sua obra “Making Globalization Work” (2006).
in Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, informações
Apresentação do Livro - "Que Futuro? – Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente", Filipe Duarte Santos
Sala de Âmbito Cultural (piso 7).
Resumo da Obra:
Que Futuro? - Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente aborda os principais desafios enfrentados actualmente pelo desenvolvimento social e económico, no contexto das mudanças globais no século XXI. Assim, apresenta uma análise pormenorizada das questões relacionadas com as alterações climáticas, a dependência dos combustíveis fósseis, a desflorestação, a perda de biodiversidade, a desertificação, a poluição do ar, da água, dos solos e dos oceanos, ao mesmo tempo que trata aspectos relativos aos problemas de superpovoamento, pobreza, injustiças sociais e económicas e conflitualidade.
A ênfase é colocada nas incertezas e nos riscos do futuro a curto prazo, nos próximos cinquenta a cem anos, no que respeita à degradação ambiental e à sustentabilidade do actual paradigma de crescimento.
Depois de analisados os discursos sobre o desenvolvimento e o ambiente – desde o prometaico e o da modernização ecológica aos mais radicais – defende-se que o discurso mais promissor para o futuro é o do desenvolvimento sustentável, embora a sua implementação nos últimos trinta anos esteja ainda muito longe do desejável.
Um grande livro escrito por um cientista português, reconhecido internacionalmente como um dos mais reputados especialistas mundiais nas matérias.
Biografia:
Filipe Duarte Santos é professor catedrático de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde a década de 1980 dedica-se sobretudo à investigação nas Ciências do Ambiente e em especial às Mudanças Globais e Alterações Climáticas. É professor convidado de várias universidades prestigiadas dos Estados Unidos da América e da Europa. Com cerca de cento e vinte artigos científicos publicados, coordenou a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É gestor da área de Desenvolvimento Sustentável do Programa Ibero-Americano CYTED – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.
in Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Informações
terça-feira, 20 de novembro de 2007
IX Mostra do Livro da Universidade de Lisboa
CIDADE UNIVERSITÁRIA | 20 NOV a 20 DEZ | 9h às 20h Mostra de livros de diversos géneros literários, com especial incidência na literatura alternativa e independente, nacional e internacional. | |
Nesta edição, a Vegarte dedica-se especialmente aos livros independentes e alternativos, dos mais variados géneros, publicados por diferentes editoras. A mostra apresentará uma vastíssima selecção de títulos generalistas – passando pelo livro científico, pela ficção portuguesa e estrangeira, pelos clássicos, pela BD e pelas mais recentes tendências e novidades do mercado. | |
A mostra será, este ano, acompanhada por uma programação cultural com relevantes nomes do meio cultural português, nomeadamente, pelo jazz, em jam sessions a cargo do grupo “Selmer Project ”, entre outros eventos com divulgação oportuna durante a mostra. Uma produção: NOVA VEGA Em parceria com: UNIVERSIDADE DE LISBOA |
in FLUL Informações
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Viagem pelo Império Russo / A Journey to the End of the Russian Empire, Anton Chekhov (5/9)
La Suma de los Dias, Isabel Allende
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Crónica de uma Morte Anunciada, Gabriel García Márquez (7/9)
Ficha Técnica
Título: Crónica de uma Morte Anunciada
Autor: Gabriel García Márquez
Edição: D. Quixote
Colecção: Ficção Universal
Ano: 1996
ISBN: 978-972-20-1278-2
Páginas: 112
Dimensões: 15,5x23,5 cm
Encadernação: Brochado
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Amadora - 18º Festival Internacional de Banda Desenhada
Realiza-se do dia 19 de Outubro a 4 de Novembro o 18º Festival Internacional de Banda Desenhada, conforme é hábito mais uma vez iremos assistir a uma apresentação do melhor que há na área, aconselho os amantes de BD a irem. |
domingo, 14 de outubro de 2007
Nobel da Literatura 2007 - Doris Lessing
Doris Lessing, nascida Doris May Tayler, (Kermanshah, 22 de outubro de 1919) é uma escritora britânica, galardoada com o prêmio Nobel de Literatura de 2007.
Nascida na Pérsia (hoje o Irão), mudou-se com a família para a Rodésia do Sul (hoje o Zimbábue) em 1925 e estabeleceu residência no Reino Unido apenas em 1949.
Os seus temas variaram extensamente, do exame das tensões inter-raciais, com a política racial, a violência contra as crianças, os movimentos feministas e à exploração do espaço exterior.
Na série "Canopus em Argos: Arquivos", Doris Lessing conduz o leitor ao mundo dos Impérios de Canopus e Sirius, num universo que aborda a colonização de planetas em esferas muito além do mundo físico das naves espaciais. Por isso mesmo a literatura de Doris Lessing tem sido denominada de ficção espacial.
Doris Lessing publicou também poesias, contos e romances de não-ficção. Com a série "Canopus em Argos: Arquivos", Doris Lessing transcendeu o realismo completamente, contudo restabelecendo-o dentro de um ajuste do espaço-tempo. Criou o que chama "um mundo novo para mim mesma" autoconsistente e com possibilidades infinitas, "um reino onde os mitos e lendas dos planetas deixaram de ser apenas manifestações de indivíduos sozinhos, onde sobrevêm os aspectos das rivalidades e das interações do Império de Canopus com os outros impérios galácticos, Sirius, e seu inimigo, o império Puttoria, com seu planeta crimoso, Shammat."
in Wikipedia
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Feira do Livro de Frankfurt
Para mais informações pode consultar o site.
sábado, 8 de setembro de 2007
Harry Potter and the Deathly Hallows, J. K. Rowling (5/9)
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Odemira Histórica >Estudos e Documentos, António Martins Quaresma
"Odemira Histórica >Estudos e Documentos" é um exemplo do que cada Concelho do nosso país deveria ter: a sua História em livro, para que cada habitante e/ou visitante podesse consultar e assim saber mais sobre a sua terra, ou os lugares por onde passa.
O prefácio do livro é de Cláudio Torres e começa assim:
"Basta mergulhar num tempo ainda recente para notar que o conceito de "património cultural", ao contrário do simples património familiar ou comercial, é um conceito novo directamente ligado aos primeiros movimentos de democratização social tão ao gosto da segunda metade do século passado.", e o resto deixo para quem queira dar-se ao prazer de comprar e ler ou consultar esta obra.
Ficha Técnica
Título: Odemira Histórica >Estudos e Documentos
Autor: António Martins Quaresma
Edição: Município de Odemira
Ano: 2006
ISBN 972-98168-5-9
Breve História do Tempo, Stephen Hawking (7/9)
Escrito por quem, apesar das dificuldades físicas, continua a pensar e a raciocinar sobre o mundo que nos rodeia, sendo um dos maiores físicos da actualidade.
Links:
http://en.wikipedia.org/wiki/A_Brief_History_of_Time
http://en.wikipedia.org/wiki/Stephen_hawking
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_hawking
Ficha Técnica
Título: Breve História do Tempo
Autor: Stephen Hawking
Edição: Gradiva
Colecção: Ciência Aberta
Ano: 2004
ISBN 972-662-010-4
domingo, 10 de junho de 2007
Cem anos de solidão / Cien años de soledad, Gabriel Garcia Márquez (9/9)
Talvez um dos melhores romances de sempre. Já o li e reli, recomendo vivamente. Só algumas palavras do início para abrir o apetite: "Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo." Recomendo, para os que gostam de edições especiais, a edição da Real Academia Española e Associación de Academias de la Lengua Española. | |
Links: Português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cem_anos_de_solid%C3%A3o Espanhol: http://es.wikipedia.org/wiki/Cien_a%C3%B1os_de_soledad Inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/One_Hundred_Years_of_Solitude Ficha Técnica Título: Cem anos de solidão Autor: Gabriel Garcia Márquez Edição: Publicações Dom Quixote Colecção: Ficção Universal Ano: 1988 Título: Cien años de solitud Edição: Plaza & Janes Ano: 2002 ISBN 84-01-24226-6 Edição: Academia Española e Associación de Academias de la Lengua Española Ano: 2007 Comemoração do 40 anos de edição - Texto revisto pelo prórpio Autor ISBN 978-84-204-7183-9 Numa classificação de 1 a 9 dou-lhe 9 (nota máxima). |
domingo, 22 de abril de 2007
Movido ... Os Maias, Eça de Queirós (8/9)
Para quem não leu, não se esqueçam de ler, para quem já leu, vale a pena reler.
Um romance com todos os ingredientes, alegria, amor, drama, Os Maias são um livro que para muitos foi um pesadelo quando estavam a estudar, mas sinceramente leiam.
Passado nos finais dos século 19, o Carlos conhece a Maria Eduarda, o amor nasce e desenvolve-se transformando-se num drama e não digo mais ... leiam.
Link a consultar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Maias
Ficha Técnica
Título: Os Maias
Autor: Queirós, Eça
Colecçâo Muitas
Numa classificação de 1 a 9 dou-lhe 8.
segunda-feira, 16 de abril de 2007
Eldest, Christopher Paolini (7/9)
Li-o a seguir ao Eragon e achei-o melhor, desta vez há mais movimento e percebemos melhor o mundo imaginado por Christopher Paolini.
A história passa-se num país imaginário governado por um ditador sanguinário; dragões, cavaleiros, elfos, anões e humanos para além de alguns monstros vivem em comunidade ou em guerra, mesmo quando aliados desconfiam uns dos outros.
Desta vez há mais participação da restante família de Eragon.
Sobre Eragon podem-se consultar muitos links na Internet, eis alguns:
http://en.wikipedia.org/wiki/Eragon
http://en.wikipedia.org/wiki/Inheritance_Trilogy
http://www.eragonsite.com/
Agora falta ver o que acontece no 3º livro.
Ficha Técnica
Título: ELDEST
Título original: Eldest
Autor: Paolini, Christopher
Colecçâo Jovens Talentos
Edição: Edições Gailivro, SA
Ano: 2005
ISBN 989-557-242-5
Numa classificação de 1 a 9 dou-lhe 7.
sexta-feira, 16 de março de 2007
Inés del Alma Mia, Isabel Allende (7/9)
O livro conta parte do que foi a conquista do Chile e dos amores de Inés Suarez.
Ficha Técnica
Título: Inés del Alma Mía (versão espanhola)
Autora: Allende, Isabel
Edição: Random House Mondadori, SA
Ano: 2006
ISBN-10 84-01-34188-4
ISBN-13 978-84-01-34188-5
Numa classificação de a 9 dou-lhe 7.
quarta-feira, 14 de março de 2007
O Espelho Negro, Juliet Marillier (6/9)
Trata-se de uma história fantasiada das lutas entre em que os Pictos estiveram envolvidos e do seu Rei. Os Pictos foram um povo dominante do norte da Grã-Bretanha até à chegada dos Celtas (in O Espelho Negro).
A história é interessante, tendo uma vertente de epopeia, um pequeno povo contra um invasor poderoso e romance, o amor entre 2 pessoas de origens bem diferentes.
Quando acabamos o livro apetece-nos ler o seguinte, "A Espada de Fortriu", mais tarde escreverei sobre deste.
Link útil: www.julietmarillier.com
Ficha Técnica
Título: O Espelho Negro - Livro I - As Crónicas de Bridei
Título original: The Dark Mirror
Autor: Marillier, Juliet
Edição: Bertrand Editora, Lda
Ano: 2005
ISBN 972-25-1420-2
Numa classificação de 1 a 9 dou-lhe 6.
segunda-feira, 12 de março de 2007
Eragon, Christopher Paolini (6/9)
Já estava para o ler há muito tempo, acabou por ser a estreia do filme que me levou a decidir lê-lo.
É uma história com muita fantasia. Christopher Paolini, o autor, é um adolescente que demonstra ter muita imaginação.
A história passa-se num país imaginário governado por um ditador sanguinário; dragões, cavaleiros, elfos, anões e humanos para além de alguns monstros vivem em comunidade ou em guerra, mesmo quando aliados desconfiam uns dos outros.
No fim do livro ficamos sem saber quem vai ganhar, temos que ler o Eldest para saber mais, e ainda haverá um 3º.
Sobre Eragon podem-se consultar muitos links na Internet, eis alguns:
- http://en.wikipedia.org/wiki/Eragon
- http://en.wikipedia.org/wiki/Inheritance_Trilogy
- http://www.eragonsite.com/
Ficha Técnica
Título: ERAGON
Título original: Eragon
Autor: Paolini, Christopher
Colecçâo Jovens Talentos
Edição: Edições Gailivro, SA
Ano: 2005
ISBN 989-557-151-8
Numa classificação de 1 a 9 dou-lhe 6.