segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Cesário Verde, Maria Filomena Mónica

A vida e obra de Cesário Verde pela escrita de Maria Filomena Mónica.

Maria Filomena Mónica que escreveu anteriormente biografias de Fontes Pereira de Melo, D. Pedro V e Eça de Queirós, apresenta-nos agora Cesário Verde.

Ficha Técnica

Título: Cesário Verde
Autor: Maria Filomena Mónica
Edição: Alêtheia Editores
Ano: 2007
ISBN: 978-989-62-2115-7
Páginas: 166

Um outro mundo… é possível!

Colóquio em torno da obra do Prof. Joseph Stiglitz

SEXTA-FEIRA, 30 NOVEMBRO 15h SALÃO NOBRE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

O colóquio realizar-se-á em torno da obra de Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia em 2001. A sessão inaugural será presidida por Eurico Figueiredo e a sessão de encerramento por Fernando Condesso.

Organizado pela Cooperativa Cultural Contraponto – cujo objectivo consiste em promover a reflexão, a investigação e a difusão sobre questões emergentes a nível global e na sociedade portuguesa, com impacto marcante a médio prazo – o colóquio visa contribuir para um debate aberto sobre o tema da “Globalização e Equidade”, tendo como base de reflexão os trabalhos inovadores do Prof. Stiglitz, da Universidade de Columbia e, em particular, a sua obra “Making Globalization Work” (2006).

in Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, informações

Apresentação do Livro - "Que Futuro? – Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente", Filipe Duarte Santos

dia 26 de Novembro, segunda-feira, às 18 horas, no El Corte Inglês, em Lisboa

Sala de Âmbito Cultural (piso 7).

Resumo da Obra:

Que Futuro? - Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente aborda os principais desafios enfrentados actualmente pelo desenvolvimento social e económico, no contexto das mudanças globais no século XXI. Assim, apresenta uma análise pormenorizada das questões relacionadas com as alterações climáticas, a dependência dos combustíveis fósseis, a desflorestação, a perda de biodiversidade, a desertificação, a poluição do ar, da água, dos solos e dos oceanos, ao mesmo tempo que trata aspectos relativos aos problemas de superpovoamento, pobreza, injustiças sociais e económicas e conflitualidade.

A ênfase é colocada nas incertezas e nos riscos do futuro a curto prazo, nos próximos cinquenta a cem anos, no que respeita à degradação ambiental e à sustentabilidade do actual paradigma de crescimento.

Depois de analisados os discursos sobre o desenvolvimento e o ambiente – desde o prometaico e o da modernização ecológica aos mais radicais – defende-se que o discurso mais promissor para o futuro é o do desenvolvimento sustentável, embora a sua implementação nos últimos trinta anos esteja ainda muito longe do desejável.

Um grande livro escrito por um cientista português, reconhecido internacionalmente como um dos mais reputados especialistas mundiais nas matérias.

Biografia:

Filipe Duarte Santos é professor catedrático de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde a década de 1980 dedica-se sobretudo à investigação nas Ciências do Ambiente e em especial às Mudanças Globais e Alterações Climáticas. É professor convidado de várias universidades prestigiadas dos Estados Unidos da América e da Europa. Com cerca de cento e vinte artigos científicos publicados, coordenou a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É gestor da área de Desenvolvimento Sustentável do Programa Ibero-Americano CYTED – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.

in Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Informações

terça-feira, 20 de novembro de 2007

IX Mostra do Livro da Universidade de Lisboa

CIDADE UNIVERSITÁRIA | 20 NOV a 20 DEZ | 9h às 20h

Mostra de livros de diversos géneros literários, com especial incidência na literatura alternativa e independente, nacional e internacional.
Nesta edição, a Vegarte dedica-se especialmente aos livros independentes e alternativos, dos mais variados géneros, publicados por diferentes editoras. A mostra apresentará uma vastíssima selecção de títulos generalistas – passando pelo livro científico, pela ficção portuguesa e estrangeira, pelos clássicos, pela BD e pelas mais recentes tendências e novidades do mercado.
A mostra será, este ano, acompanhada por uma programação cultural com relevantes nomes do meio cultural português, nomeadamente, pelo jazz, em jam sessions a cargo do grupo “Selmer Project ”, entre outros eventos com divulgação oportuna durante a mostra.

Uma produção: NOVA VEGA

Em parceria com: UNIVERSIDADE DE LISBOA

in FLUL Informações

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Viagem pelo Império Russo / A Journey to the End of the Russian Empire, Anton Chekhov (5/9)

Por razões particulares tive que procurar um livro em português e, sendo uma tradução, uma versão em língua estrangeira. Acabei por escolher esta Viagem pelo Império Russo de Anton Chekhov. Trata-se de um livro que nos apresenta a Rússia no fim do Séc. XIX. Aqui percebemos como difícil era viver nessa época nos distantes territórios da Sibéria e da Ilha de Sakhalin. Para ser franco gostei mais da versão inglesa editada pela Penguin Classics na sua colecção Great Journeys.

La Suma de los Dias, Isabel Allende

Mais um livro de Isabel Allende que, como já é hábito, nos conta histórias dela, da sua família e do seu país mas, desta vez sai da América do Sul e do passado, e vem para o presente na Califórnia.

Está na minha longa lista de livros a ler.