quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Movido ... 4º Centenário do Nascimento de Padre António Vieira (1608-2008)

Padre António Vieira, foi um dos maiores escritores da língua portuguesa. O CCB organiza um programa no próximo dia 6 de Fevereiro para o homenagear. O programa consta de:
  • Leituras;
  • Música;
  • Projecção do filme Palavra e Utopia de Manoel de Oliveira (18h30 entrada livre).

domingo, 27 de janeiro de 2008

Novidades: O Grito de Silêncio Ferido, Miguel Barbosa

À mesa de uma esplanada, sobre as arribas da praia da Parede, um homem reflecte sobre a sua existência procurando numa garrafa de vinho respostas para ela. Inesperadamente, vê-se abordado por um desconhecido que, sem razão aparente, lhe impõe a história da sua vida. Uma história dramática e pungente que o remete para um passado longínquo e o obriga a reassumir o cruel protagonismo que nela exerceu e às infelicidades a que deu origem.

Ficha Técnica
Miguel Barbosa
Romance
Editora: Nova Vega
Data: 2007
Título Original: O Grito de Silêncio Ferido
116 pág.


in agendalx

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Curiosidades: Uma Vida Entre Livros, José Mindlin


Um dos maiores coleccionadores mundiais de 1ªs edições publicou este livro com um resumo do que tem, é muito interessante.


ISBN: 8531404118
Formato: 18x25,5 cm
Nº de Páginas: 232 pp.
Peso: 769 g
2ª Edição
Co-Editora(s): Cia. das Letras

domingo, 6 de janeiro de 2008

Novidades: Os Brinquedos da Sofia, Emma Thomson

Da autora de Fada Carolina surge Os Brinquedos da Sofia, traduzido e adaptado por Suzana Ramos, tem como destinatários crianças partir dos quatro anos. Os brinquedos ficaram durante muito tempo fechados e esquecidos dentro de um baú. Até que um dia a Sofia encontrou a chave que tinha perdido e como o baú não era aberto há tanto tempo, os brinquedos criaram o seu próprio mundo.
O galo Quico, o elefante Baltasar, a tartaruga Gertrudes, a girafa Milú, o urso Avelino e o rato Camilo são os protagonistas desta história, ao longo da qual revelam alguns dos seus pequenos grandes segredos, pois Sofia tinha brinquedos novos e brinquedos velhos, brinquedos com rodas, brinquedos bonitos e até brinquedos que só custavam um euro, e o mais importante de tudo, brinquedos com vida! Este livro foi publicado pela primeira vez no Reino Unido, em 2006.

in agendalx

Ficha técnica
Título: Os Brinquedos da Sofia
Título Original: Isabella's Toybox
Autora: Emma Thomson
Editora: Dinalivro
Data: 2007
28 pág.

Lisboa Revolucionária, Fernando Rosas

Fernando Rosas dispensa apresentações, dada a sua importância no cenário da cultura e política portuguesas. Com uma vasta obra editada, o historiador recolhe nesta edição, de capa dura e esmerado cuidado gráfico, uma série de episódios em que Lisboa foi palco de confrontos armados. Com o objectivo de evocar a memória da Lisboa das revoluções, foram inventariados os locais onde se deram conflitos e, analisada a correlação entre o espaço e as insurreições, parece evidenciar-se um certo determinismo geográfico, uma vocação territorial bem definida. Há pontos da cidade que gozam de um valor estratégico ou simbólico e como tal se prestam a constituir teatros de guerra. Enumerem-se alguns exemplos: o rio Tejo, em particular Alcântara, no conturbado período pós-monarquia; o Terreiro do Paço e a Praça do Município, o primeiro como centro simbólico do poder político, o segundo como sede do poder autárquico; o Castelo de S. Jorge, por ali existir até 1940 um quartel de Caçadores; a Baixa e o Chiado, o Rossio, Monsanto e as Avenidas Novas. Quem passa no Largo do Rato, esquina com a Rua Filipe Nery, imagina porventura que o edifício que hoje é a estação dos CTT foi em 1927 quase destruído pelos conflitos armados resultantes da intentona de Abril de 1925?

in agendalx

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago (9/9)

Descobri José Saramago, é estranho dizer isto de um escritor que já ganhou um Nobel, mas é verdade; até hoje apenas tinha lido o Ensaio sobre a Lucidez, por questões de interesse na questão do voto em branco; mas quando uma amiga e colega de Faculdade me apresentou com entusiasmo o Ensaio sobre a Cegueira, não resisti e li, grande livro, grande autor, grande escritor, é o que posso dizer. Ler Saramago é como ouvi-lo contar a história que está à nossa frente. Aconselho vivamente ... leiam Saramago.

Obrigado Sofia.


Ficha técnica
Título: Ensaio sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Editor: Caminho
Páginas: 312